Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Você precisa relaxar

 
 
Não sei se vocês ouvem muita a fase: "Relaxa. Você vai conseguir quando menos esperar." Eu já ouvi muito. E confesso que isso é uma coisa que me irrita demais. Como assim relaxa? Por acaso isso é um problema emocional? As vezes sinto que as pessoas depreciam a infertilidade como depreciam a depressão. Ambos são problemas sérios que precisam de tratamento.
E no começo é tanta gente que fala que você tem que relaxar que, aliado ao pensamento de que eu só preciso de um espermatozóide e um óvulo, eu acabei acreditando. E ai, relaxamos. Foi um tal de viajar que nosso cartão de crédito nunca mais se recuperou...hahaha..Brincadeiras a parte, fomos para Natal, Alagoas, Recife, Porto de Galinhas, Disney, Nova York, Salvador, Brasilia, Las Vegas. (não é uma volta ao mundo mas deu pra relaxar bastante). Depois recorremos à várias técnicas: coloca as pernas pra cima, compra uma lingerie sexy, faz jantar a luz de vela, um curso de costura, artesanato, gastronomia e sabe o que aconteceu? Nada! Quer dizer, meu passaporte ficou bem carimbadinho, eu dei vários presentes artesanais, fiz bastante festinhas pra mostrar meus dotes culinários, mas o bebê que é bom mesmo, não veio.
Então se tem um conselho que eu posso dar é: não digam pras pessoas que querem ter um bebê que elas precisam relaxar. Muitas pessoas hoje em dia tem problemas de infertilidade. A maioria das pessoas não contam. Mas, elas tem. E se você conhece alguém que teve problemas pra engravidar mas conseguiu assim que "relaxou" tenha certeza de uma coisa: Essa pessoa não era infértil.
Um casal só é diagnosticado infértil quando tiver tentado engravidar sem sucesso por um ano. Um longo e doloroso ano. Porque a infertilidade vem acompanhada de um luto. Um luto bem diferente dos demais. A falha em conceber um bebê é muito dolorosa. É o luto por um bebezinho que teria o nariz do papai e o gênio da mãe. E a cada mês há a esperança de talvez esse bebê seja concebido. E não importa o quanto nos preparemos para as más noticias ou o quanto controlaremos nossa ansiedade. Existe a esperança de que esse mês seja diferente. E aí quando as más noticias chegam de novo vem o luto mais uma vez, mês após mês. Não adianta relaxar

Quem aí já passou por isso? Quem concorda?
Beijos férteis

2 comentários: